“É perverso e deprimente esse suposto “Plano B” que nos foi empurrado goela abaixo. Devido ao meu trabalho e pesquisa eu estudo de manhã e a noite, programei minha grade já em dezembro para que tudo pudesse ocorrer bem neste semestre, mas como vou poder cursar minhas disciplinas com essa pulverização que fizeram com a EACH? Não há condições de eu ir de manhã para a UNICID, levar mais de 1 hora para chegar ao Butantã para depois sair às 22:45 do Butantã. Meu dia é perdido apenas com a viagem. USP não é só sala de aula, preciso de tempo e estrutura para estudar. Além disso, não há praticamente nenhuma política de permanência estudantil. Não há bandejões, bibliotecas, mal há atendimento no SAS… hoje gastar 30 reais por dia com alimentação é impensável ao meu orçamento. Outro ponto, não é o meu caso, mas os alunos que possuem veículo estão tendo que desembolsar ainda mais com estacionamento. No meu curso não precisamos de laboratório, giz lousa e saliva são suficientes, mas precisamos de datashow e silêncio – algo ausente nas salas da UNICID. Gostaria de poder trancar todo o semestre, mas sou bolsista e não tenho esse privilégio – tenho que cursar no mínimo 12 créditos para manter os auxílios. A CG não se esforçou muito em oferecer chances para que os estudantes que não querem se rebaixar a esse ridículo pudessem fazê-lo de fato. E os bixos? Podem trancar? Segundo a CG sim, mas quem garante que eles conseguirão vaga no próximo ano, com a entrada de novos ingressantes – lembrando que as turmas são sempre lotadas. Pesquisa e extensão? Dois pés do tripé universitário, onde estão? Essa situação é lamentável – para que fazer e aceitar isso? É pura perversão, não há outra maneira de enxergar isso. Já somos destratados, desrespeitados, ignorados como unidade. Iremos permitir ainda passar por esse puxadinho para livrar a Reitoria de suas responsabilidades legais? Permitimos isso hoje, amanhã a resposta será ainda pior. Como cidadão, não só como aluno, farei de tudo para impedir que esse descaso se perpetue comigo e com minha Escola.”

Daniel Vartanian – Estudante de MKT

 

