“Dificuldades e prejuízos do aluno ingressante: 1. Perdi aula de Resolução de Problemas I por falta, na entrada, de de uma simples lista com nome dos alunos e respectivas salas da Faculdade de Medicina. Na entrada também não havia ninguém da USP para dar orientação aos estudantes. Eu estava sem o número e vi no painel eletrônico o nome da disciplina e indicação da sala no 2º andar. Os alunos que lá esperavam eram da mesma turma que eu. Somente às 20h00 fomos dispensados devido a ausência do professor. No dia seguinte descobri que a minha aula aconteceu no 3º andar e que eu estava esperando na sala errada. É lastimável perder uma única aula, ainda mais desse jeito, na primeira semana… 2) Pelo que fui informado é necessário que se faça uso de um computador durante a aula da disciplina citada acima, porém como a universidade não disponibiliza esse recurso, pede-se que o estudante leve o portátil. Porém eu, como não tenho e não posso comprar, ficarei apenas observando os colegas do grupo, tendo o meu desempenho prejudicado, pois quem não pratica os exercícios com certeza não aprende. 3) Até hoje tenho dificuldades para carregar o cartão do Bilhete Único do Estudante pois a escola não cadastrou a minha matrícula no SPTrans, apesar de eu já estar com o referido cartão em mãos há dias. Esperava que esse procedimento fosse “automático”. A única orientação que tive no dia da matrícula foi num impresso com o título “Como pedir Bilhete Único SPTrans” onde indicava o Site da SPTrans para solicitação do cartão. Desde o dia 14 de março tento fazer contato com o serviço de atendimento ao aluno via e-mail, sem obter nenhuma resposta. Desde então telefonei várias vezes mas só dava sinal de ocupado. Finalmente hoje consegui contactar o referido serviço por telefone e fui informado que deveria enviar o pedido para cadastrarem a minha matrícula pelo sistema CalistoWeb. Se pudessem facilitar as coisas perderíamos menos tempo… 4) Tentei emprestar um livro indicado pelo professor e localizei o título na biblioteca da EACH e na Faculdade de Direito. Como a da EACH está fechada fui até a de Direito, porém lá eles não emprestam o exemplar… 5) Um professor disponibilizou o texto para leitura na Xerox da Faculdade de Saúde, o que me ajudou pois posso ler a cópia nos trens que tomo durante o deslocamento até a Faculdade de Medicina que leva de 1,5 a 2 horas, além da caminhada até chegar à estação. Seria bom se os outros professores fizessem o mesmo pois o serviço de impressão na Lan House está caro e nem todos os alunos possuem Notebook, Tablet ou similar para fazer a leitura. 6) Sugiro que as próximas matrículas de calouros sejam melhor planejadas. Tive uma má impressão do atendimento. Formaram uma fila do lado de fora do prédio e duas dentro para o mesmo fim. Ficamos horas esperando em pé, sendo que lá dentro do anfiteatro as cadeiras estavam vazias. Podiam, pelo menos, nos dar uma senha para esperarmos sentados…”

Ronildo Ferreira – Estudante de GPP

